Vereador Necó incentiva prevenção à depressão em escolas de Rosário (MA)

outubro 01, 2020 0

 

Na última sexta-feira (25), o vereador Pedrosa Filho (Necó), PMDB, publicou um Projeto de Lei que autoriza o poder executivo a instituir um programa de ações preventivas à depressão em adolescentes nas escolas da rede municipal de ensino. 

O programa deverá ser acompanhado por órgãos municipais, como Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. Além disso, as ações devem contar com apoio dos Governos Federal e Estadual. 

De acordo com o PL, os educadores poderão participar de curso de formação ou requalificação sobre o assunto para lidar adequadamente com o tema. As escolas poderão fazer parcerias com instituições públicas ou privadas para promover ações como palestras, workshops e outros instrumentos de capacitação.

Caberá às instituições escolares promover encontros com as famílias para inseri-las no
debate.

"A presente propositura vislumbra instituir Programa de ações preventivas à depressão, no âmbito da Rede Municipal de Ensino, visto que a depressão no mundo contemporâneo vem crescendo de forma assustadora entre jovens e adolescentes a cada dia, os consultórios de Psicólogos e Psiquiatras, constantemente estão lotados de pessoas portadoras de ansiedade, seja por motivos de convivência família, problemas escolares ou profunda angustia. Isto posto, torna-se difícil notar a dor dos filhos e reconhecer que esse sentimento é tão limitante que exige, sim, um acompanhamento especializado. E esse momento é um divisor de águas: ora, se a depressão em adultos é tão devastadora, imagine entre a turma que está só no começo da vida" — afirmou Necó, autor do projeto.

A depressão


A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas. Assim, é essencial diagnosticar a doença e iniciar acompanhamento médico.

A doença mental atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.

0 Comentarios "Vereador Necó incentiva prevenção à depressão em escolas de Rosário (MA)"