Em entrevista a Willian Vieira, Dra. Luma Pinho esclarece dúvidas sobre as principais doenças que afetam a visão

fevereiro 25, 2021 0

Nessa quarta feira (24), a médica oftalmologista Dra. Luma Pinho visitou os estúdios da TV Pinheiro, afiliada Band, para fazer participação no programa Pinheiro Agora, comandado pelo apresentador Willian Vieira. 

A médica falou sobre vários assuntos de interesse da sociedade. Entre eles, os principais desafios no tratamento de doenças que afetam a visão, como glaucoma e catarata, que são as mais comuns. 

Estatísticas fornecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. Entretanto, representa um desafio maior para a saúde pública do que a catarata, porque a cegueira causada pelo glaucoma é irreversível.

Mais do que indicar a falta de conhecimento sobre a importância das consultas com especialistas, a pesquisa revela uma forte desinformação a respeito da patologia. Mais da metade (53%) desconhece que a doença possui a maior probabilidade de um quadro de cegueira irreversível e 41% sequer sabem o que é glaucoma, chegando a 53% dos jovens de 18 a 24 anos (ante 71% entre os com 55 anos ou mais) e 44% do público masculino entrevistado (contra 38% das mulheres). Por isso, a Dra. Luma esclareceu que quanto antes tratadas, menor as chances de haver complicações. 

A profissional da saúde disse que os pacientes não precisam se deslocar para outra cidade para fazer internamento oftalmológico, já que o Instituto Visão dispõe de tecnologia e médicos capacitados. 

A limpeza de lentes para pessoas que fizeram a cirurgia de catarata é rápida e indolor. 

Dra. Luma Pinho é parceira do apresentador Willian Vieira. Juntos, os dois têm trabalhado em prol da população pinheirense.



0 Comentarios "Em entrevista a Willian Vieira, Dra. Luma Pinho esclarece dúvidas sobre as principais doenças que afetam a visão"