Flávio Dino suspende atividades de bares e restaurantes e implora para a população manter distanciamento

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (12), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou novas medidas para conter o avanço da Covid-19 no estado. Dentre elas, a suspensão de atividades em bares e restaurantes da Grande Ilha de São Luís.

Durante o pronunciamento, o governador usou, pela primeira vez, o verbo implorar ao pedir para que a população mantenha o distanciamento social.

"Volto a pedir, volto a conclamar, volto a convidar e, pela primeira vez em entrevista coletiva, uso o verbo implorar. Eu estou implorando: pelo amor do nosso senhor Jesus Cristo que as pessoas nos próximos dias cumpram esses compromissos mínimos. Mínimos, básicos", seguiu.

A suspensão de atividades em bares e restaurantes começa a partir de segunda-feira (15). O governador explicou, que com as novas medidas, o decreto antigo em vigor no estado desde a última sexta-feira (5), será prorrogado até 21 de março.

“Nós precisamos de um prazo para que os estabelecimentos se adaptem, por isso estamos dando três dias de adaptação. Bares e restaurantes são lugares propícios para que as pessoas não usem máscara’’, disse.


Grande Ilha de São Luís

Fechamento de bares e restaurantes entre os dias 15 a 21 de março;

Igrejas podem funcionar com o limite máximo de 30% da capacidade;

Comércio continua funcionando entre às 9h às 21h.


Em todo o Maranhão

Festas, eventos e aulas presenciais continuam suspensas;

Serviço público estadual continua sem atividade presencial, exceto para serviços essenciais.

Auxílio para bares e artistas


Na ocasião, Dino divulgou a criação de dois auxílios emergenciais para o setor cultural e para donos de bares e restaurantes, durante o período em que o decreto estadual permanecer em vigor no Maranhão.

Para o setor cultural de São Luís, o valor do auxílio será de R$ 600 e o critério, é ter participado da Lei Aldir Blanc. A parcela única será creditada até o dia 19 de março, apenas com o cadastro realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (SECMA).

Já o auxílio para donos de bares e restaurantes da Grande Ilha, será no valor de R$ 1 mil. O repasse será feito por meio de parcela única e creditada na próxima sexta-feira (19). Entretanto, outros detalhes não foram divulgados pelo governador.


Aquisição de vacinas

De acordo com o Flávio Dino, foi realizada uma reunião os nove governadores do Nordeste para a aquisição da vacina Sputinik V, da Rússia. O governador explicou que por enquanto, os estados vão seguir a Lei e aguardar o Ministério da Saúde realizar as aquisições. Dino afirmou que o ministro Eduardo Pazuello, mostrou ter interesse para a compra.

“Conseguimos chegar aos termos do contrato com uma empresa russa, mas resolvemos que vamos seguir a Lei, na qual diz que a prioridade no Brasil é para aquisições do governo federal, por conta das atribuições do Ministério da Saúde. O que seria aquisições diretas dos governadores do Nordeste, se transformarão em aquisições do Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunização”, disse.


Falta de oxigênio em Bacabal

O governador confirmou que houve falta de oxigênio no Hospital Municipal de Bacabal, na noite de quinta-feira (11). A unidade é mantida pela prefeitura municipal.

As equipes médicas solicitaram ao governo do Estado a transferência dos pacientes, que foram levados de ambulância para o Hospital Regional Laura Vasconcelos, em Bacabal, e para o Hospital Regional Rubens Jorge, no município de Lago da Pedra.

“Sabemos que no atual momento da crise sanitária no Maranhão, a maior demanda está sendo para o sistema estadual de Saúde. É para lá que se destinam, todo os dias, ambulâncias, vindas dos municípios”, disse.


Por G1 MA