No Dia Mundial do Rim, pacientes do Centro de Hemodiálise de Pinheiro participam de atividades socioeducativas

março 14, 2021 0

Pacientes do Centro de Hemodiálise de Pinheiro participaram de atividade alusiva ao Dia Mundial do Rim, com objetivo de orientar para a qualidade de vida de pessoa com doença renal crônica, observando os desafios do cotidiano.

A palestra educativa informou sobre aspectos da doença renal e como a alimentação pode contribuir com a qualidade de vida de pessoas dialíticas. A atividade foi conduzida pela equipe multidisciplinar do Centro de Hemodiálise, com a presença da residente multiprofissional em Educação Física, Andrea Soares.

“O Dia Mundial do Rim é uma data que serve para conscientizar sobre prevenção da doença renal. Também sobre como os pacientes podem viver bem com a doença crônica e os cuidados para uma qualidade de vida melhor”, pontuou Iasmym Cordeiro, diretora administrativa do Centro de Hemodiálise de Pinheiro.

Funcionando desde agosto do ano passado, o Centro de Hemodiálise de Pinheiro atende atualmente 163 pacientes em sessões de hemodiálise, três dias da semana. No Maranhão, 1.395 pacientes estão em tratamento nos serviços de gestão estadual distribuídos também nas cidades de São Luís, Chapadinha, Bacabal, Caxias, Açailândia e Floriano (PI), este último por meio de pactuação.

Os pacientes renais crônicos estão inseridos no grupo mais vulnerável à Covid-19. Segundo boletim divulgado na última sexta (12), dos 5.440 óbitos registrados no estado, 328 foram registrados em pessoas com doença renal crônica.

Sobre a doença renal crônica

Em geral, nos estágios iniciais, a doença é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.


Por Blog do Vandoval Rodrigues




0 Comentarios "No Dia Mundial do Rim, pacientes do Centro de Hemodiálise de Pinheiro participam de atividades socioeducativas"