Aprovada a indicação do vereador Willian Vieira que solicita acompanhamento de pacientes que ficaram com sequelas da Covid-19

abril 22, 2021 0

O vereador Willian Vieira da TV fez a indicação Nº 171/2021, que solicita o acompanhamento de pacientes que ficaram com sequelas da Covid-19. A ideia é que essas pessoas sejam auxiliadas por profissionais da saúde, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros, a fim de cuidar de possíveis sequelas deixadas pela doença. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para as sequelas do Novo Coronavírus ao informar que pessoas que sofrem com estes efeitos a longo prazo devem ter cuidados continuados e prolongados. Segundo a agência, uma em cada 10 pessoas que foram contaminadas pelo vírus apresentam problemas de saúde que persistem após 12 semanas.

Justificando a ação, Willian Vieira destacou a importância em acompanhar esses pacientes, para que tenham a reabilitação com profissionais adequados para cada necessidade. 

"Há uma clara demonstração da necessidade de acompanhamento médico das pessoas curadas da Covid-19, sendo necessário que o município configure uma equipe com esses profissionais da saúde para estarem preparados para acolher essas pessoas e dar o melhor tratamento a elas", afirmou o parlamentar. 

Os sintomas físicos mais comuns no pós-covid, de acordo a OMS, são ainda mais preocupantes por não se entender totalmente as causas. Entre as sequelas do Novo Coronavírus apresentadas por pessoas que contraíram a Covid-19, destacam-se casos de:

- fadiga severa;

- perda de olfato;

- perda de paladar;

- confusão mental;

- redução significativa da capacidade pulmonar.

"Vamos olhar para o paciente em reabilitação, pós terapia intensiva do tratamento da Covid-19 e que necessitam de cuidados após serem recuperados. Nosso objetivo com a apresentação da medida é devolver a funcionalidade da pessoa, ou seja, que elas possam se recuperar plenamente e retornar suas atividades", finalizou Willian. 





0 Comentarios "Aprovada a indicação do vereador Willian Vieira que solicita acompanhamento de pacientes que ficaram com sequelas da Covid-19 "