Matéria publicada em 2015.
A prefeitura de Itapecuru-Mirim administra três retransmissoras de TV: canais 11 (Globo), 5 (Record) e 7 (SBT). Só os dois últimos produzem noticiário local. Não há emissora na cidade que seja independente da prefeitura.
Os canais 5 e 7 funcionam numa pequena casa no alto de um morro e dividem o mesmo estúdio, uma saleta desprovida de móveis e sem isolamento acústico. As notícias locais veiculadas no SBT são gravadas com antecedência, para que o programa Balanço Geral, da Record, líder de audiência, seja transmitido ao vivo.
William Vieira é a estrela da Record local. Além de repórter e apresentador, dirige a emissora e negocia anúncios e permutas com o comércio da região. A equipe recebe salário da prefeitura. O apresentador completa a sua renda com a venda de anúncios.
Naquela terça-feira do final de junho, William chegou ao estúdio pouco antes do meio-dia, depois de gravar duas reportagens policiais. Moradores o esperavam na porta da emissora. Ele vestiu a gravata e o blazer tirados de um pequeno armário, colocou o banner da Record na parede e dirigiu-se à câmera num tom baixo e pausado – como se fizesse confidências aos telespectadores –, anunciando as manchetes do dia.
“O Zequinha. Você conhece o baixinho? Acostumado a pegar o que não deve, foi preso. Estava com uma máquina de lavar moto, muito bonita, que diz ter comprado por R$ 15. Eu estou tentando comprar uma igualzinha, que custa R$ 450 e ainda não consegui. Receptação é crime. E você vai conhecer também a história de uma mulher que tomou o marido da outra. A mulher agora quer cortar a cara dela todinha: sabe o que ela disse? Quem tem boca tem fome.”
William tem origem no rádio, onde trabalhou como locutor por 17 anos. Migrou para a televisão em 2010. Filho de um trabalhador rural, vendeu tomate em feira e capinou quintais em São Luís para ajudar a família. Fez curso técnico de comunicação no Senac.
Ele se queixou da falta de estrutura de trabalho. Disse que sua maior motivação é o assistencialismo, e que distribui cadeiras de rodas, remédios e cestas básicas obtidas em permuta por anúncios. O trabalho assistencial, ele admitiu, pavimentar o caminho para uma futura carreira política. Mas por enquanto, afirmou, não cogita sair candidato.