Projeto do vereador NECÓ. Turismo Educativo incentiva alunos a valorizarem o patrimônio em Rosário MA

outubro 29, 2017 0

O projeto do vereador NECÒ  institui o Programa de Turismo Educativo, a ser implantado na Rede Municipal de Ensino do Município de Rosário - MA.
São objetivos do Programa:
I - possibilitar acesso dos alunos ao acervo cultural, artístico e turístico do Município de Rosário:
Il- promover a valorização do patrimônio histórico, turístico, paisagístico e ambiental;
III - garantia de democratização das informações culturais, artísticas, turísticas e históricas;
IV - desenvolver nos alunos uma compreensão integrada do conhecimento cultural, histórico, artístico e ambiental;
IV - estimular e fortalecer a consciência crítica sobre a problemática ambiental, cultural e social;
V- incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do patrimônio histórico, cultural e paisagístico.
O Programa de Turismo Educativo consiste na realização de visitas monitoradas dos alunos da rede municipal de ensino aos parques, praças, ruas, bairros históricos, monumentos, museus, teatros, bibliotecas e universidades.
Caberá à Secretaria Municipal de Educação, preparar roteiros de visitas, por localidade, bem como escala de participação das escolas no Projeto, de forma que todas as escolas possam participar do programa.

"Nossa proposição, prende-se ao fato da necessidade de permitir de maneira objetiva o desenvolvimento cultural, social e ambiental dos alunos da rede pública municipal de ensino, através de ações em atividades educacionais que ultrapassem a fronteira das escolas.
Existe hoje no Município de Rosário um grande número de alunos da rede municipal de ensino que, apesar do interesse, não conhecem as praças, os monumentos históricos e outros pontos de interesse cultural de nosso Município.
Sendo assim, apresente iniciativa visa atender a clientela estudantil, assegurando-lhes o direito ao acesso à cultura e ao lazer, não restritos à educação formal dentro dos muros das escolas, é que o presente projeto cria o programa de turismo educativo, que consiste em realizar visitas dos alunos aos parques, praças, monumentos históricos, museus, teatros, bibliotecas e universidades entre outros.
Pela intenção que encerra e pelo objetivo cultural que o faz merecedor da atenção de todos, solicito a aprovação pelos meus Pares",disse o vereador NECÒ.

Para dona Maria mãe do pequeno Manoel que é estudante da rede municipal, esse projeto é muito bom e demostra a preocupação do parlamentar com o futuro dos estudantes, ela disse ainda que com o projeto turismo educativo os alunos irão conhecer a verdadeira história do municipio e poderão inclusive repassar para os pais.

0 Comentarios "Projeto do vereador NECÓ. Turismo Educativo incentiva alunos a valorizarem o patrimônio em Rosário MA"