O sinal analógico de TV será desligado nesta quarta feira (28) em 19 municípios dos agrupamentos de São Luís (MA) e de Bauru (SP), conforme decisão do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil

março 28, 2018 0

115
. Em outras duas regiões do interior de São Paulo, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, o desligamento terá início nesta quarta e será concluído no dia 18 de abril.
De acordo com a pesquisa apresentada durante a reunião do Gired, no grupo de dez cidades que inclui São Luís e entorno, o percentual de domicílios preparados para receber o sinal digital de TV alcançou 95%, um recorde no processo de implantação da TV digital no Brasil. Nestas cidades, vivem mais de 1,5 milhão de pessoas.
Já no agrupamento de nove cidades da região de Bauru, com população de 471 mil pessoas, o índice de digitalização das residências é de 91%.
Desligamento – Os agrupamentos de Presidente Prudente e São José do Rio Preto não atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital para fazer o switch off, conforme estabelece portaria do MCTIC. Nos 23 municípios da região de Presidente Prudente e nas 21 cidades próximas a São José do Rio Preto, o índice de digitalização está em 89%. Diante disso, o Gired decidiu propor ao ministério o desligamento gradual do sinal analógico nesses agrupamentos.
Em todos os quatro agrupamentos, os telespectadores continuarão a ser informados sobre o desligamento do sinal analógico por meio de cartelas exibidas durante a programação de TV. Também continuará pelos próximos 30 dias a distribuição de kits com conversor digital e antena para famílias cadastradas em programas sociais do governo federal. Em São Luís, cerca de 70% dos 191 mil kits previstos foram entregues. Em Bauru, 83% dos 57 mil equipamentos já foram distribuídos.
Balanço – Com o desligamento do sinal analógico da TV aberta nesses quatro agrupamentos, 555 municípios já possuem TV digital desde o início do processo de implantação, em 2016. Isso significa que 89,3 milhões de brasileiros foram beneficiados.

Agrupamento: São Luís (MA) – 10 cidades
  • Municípios do estado do Maranhão: Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento, São José de Ribamar, São Luís.
Agrupamento: Bauru (SP) – 9 cidades
  • Municípios do estado de São Paulo: Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Borebi, Cabrália Paulista, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves.
Agrupamento: Presidente Prudente (SP) – 23 cidades
  • Municípios do estado de São Paulo: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Dracena, Emilianópolis, Flora Rica, Indiana, Irapuru, Junqueirópolis, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio, Santo Expedito, Tarabai.
Agrupamento: São José do Rio Preto (SP) – 21 cidades
  • Municípios do estado de São Paulo: Adolfo, Altair, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ipiguá, Jaci, José Bonifácio, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Palestina, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Ubarana.

0 Comentarios "O sinal analógico de TV será desligado nesta quarta feira (28) em 19 municípios dos agrupamentos de São Luís (MA) e de Bauru (SP), conforme decisão do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil"