segunda-feira, 14 de maio de 2018

Com chuvas intensas, haverá lagoas para um ano inteiro de lazer nos Lençóis Maranhenses


AQUILES EMIR
A intensidade das chuvas que têm caído em todo o Maranhão, desde janeiro, provocando alagamentos de cidades, destruição de ruas, avenidas e estradas de pavimentação precária e uma série de outros transtornos, é comemorada por empresários e autoridades de turismo dos municípios que integram a região dos Lençóis Maranhenses, em especial Barreirinhas e Santo Amaro, pois é certeza de que haverá lagoas de águas cristalinas o ano inteiro.
O prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, diz que, além das lagoas, que são visitadas com mais intensidade  no segundo semestre, o inverno deu mais vigor ao rio Preguiças, que é um dos melhores passeios para quem visita a região. Para o prefeito, é preciso se vender mais esse rio, pois é tão interessante quanto o “deserto”.
De acordo com Albérico, a expectativa é que a partir de julho, já que as previsões indicam chuvas até junho, o movimento de turistas aumente consideravelmente, pois é na fase de estio que a região fica mais atrativa, tanto pela areia mais solta quanto pelos pequenos oásis, que são certeza de diversão.
Em anos de inverno menos rigoroso, as lagoas somem mais cedo
Lagoas – O fenômenos da formação das lagoas se dá devido à formação de gigantescas crateras onde a água se concentra e leva alguns meses até que seja sugada pelo solo. Neste período, como o lençol freático já está cheio, é sinal de que este processo será mais lento ainda.
As principais lagoas do Parque dos Lençóis Maranhenses são Azul, Preguiça, da Paz, Esmeraldo, Bonita, Clone, Capivara, Peixe, Esperança e Guagiru.
Expectativa – A empresária Gerlane Perez, proprietária da Pousada Boa Vista, comemora, pois, segundo ela, uma das maiores preocupações dos turistas de outros estados e países é saber se vão encontrar as lagoas cheias e quando ocorre delas estarem vazias a procura pelo destino diminui nos anos seguintes, devido a péssima propaganda feita pelas redes sociais.
Além das lagoas, o rio Preguiças é garantia de diversão em Barreirinhas
Para ela pior, porém, é quando o turista desavisado é surpreendido pela falta desta atração, isto é, deveria haver uma melhor orientação e oferecendo outras alternativas de lazer e não deixar se criarem frustrações.
Segundo Gerlane, as agências de viagens e as operadoras de turismo podem anunciar para seus clientes que este ano vai ter lagoa todos os meses. Ela diz que nos períodos de chuvas menos intensas por volta do final de outubro as lagoas desaparecem e voltam somente depois de março ou abril, dependendo da temporada chuvosa, mas este ano vão emendar os 12 meses de parque com beleza em toda sua plenitude de certeza de diversão para quem for visitá-lo.

0 comentários:

Postar um comentário