Projeto do vereador NECÓ cria o dia do comerciário de Rosário MA.

maio 15, 2018 0

Projeto de lei do vereador NECÓ tem o objetivo de valorizar o comerciário do  Município de Rosário MA  a ser comemorado anualmente no dia 30 de outubro.
Executivo municipal  fica autorizado através da Secretaria Municipal de Cultura a incluir no calendário oficial de eventos do Município de Rosário.
Segundo o parlamentar,
A presente proposição tem como objetivo criar o dia desta classe laboriosa que tanto colabora para com o desenvolvimento econômico do município.
Consideramos comerciário quem trabalha nos seguintes setores: comercio atacadista, varejista, hotéis, motéis, pousadas, salão de beleza, compra, venda locação e administração de imóveis, empresas de comunicação, publicidade e jornalismo (exceto gráficos), escritórios e consultórios de profissionais liberais e outros.

Registra-se por oportuno que o inicio da luta na história dos comerciários no Brasil surgiu na data de 1908, com a criação da união dos empregados no comercio do Rio de janeiro quando os caixeiros (como eram chamados os empregados nos comércios, os escriturários os guarda-livros se unirão contra os abusos e a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes da época).
Ocorre que em 1932, precisamente no dia 29 de outubro, as 10 horas da manhã, vários caixeiros das ruas carioca, Gonçalves Dias, Largo de são Francisco, rua do ouvidor adjacências aglomerou-se no Largo do carioca. O volume de gente foi aumentando ate chegar o pessoal do LLOYD Brasileiro, da costeira (que eram sócios da união dos empregados no comercio do Rio de janeiro), os ferroviários da
central do Brasil, o pessoal da light os bancários, professores e jornalistas, que marcharam para o Catete (Palácio do Governo Federal).
Chegando ao catete o grupo de caixeiros tinha se multiplicado em 5.000 pessoas. Getulio Vargas, presidente do Brasil os recebeu na sacada do Palácio e naquele memorável dia, foi assinado o decreto-lei nº 4.042, regulamentando a jornada de trabalho da categoria, reduzindo a extenuante carga horária de 12 horas diárias para 8 horas.
Diante deste contexto, vale lembrar que os frutos dessa luta dos comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores Brasileiros, que passaram também ater suas jornadas de trabalho regulamentadas na forma dos comerciários.
Assim sendo o Decreto Lei nº 4.042/32, publicado no diário oficial da união em 30 de outubro de 1932, elegeu-se sobremodo aludida data como o “Dia do Comerciário”
Isto posto, diante do histórico da laboriosa classe e de sua efetiva participação no cotidiano da sociedade Rosariense com muita honra e satisfação apresentamos a presente proposição que garantirá um dia comemorativo em homenagem aos comerciários, deferência esta que esperamos contar com a receptividade dos nobres pares desta augusta casa Legislativa, pelo que agradecemos pela aprovação unânime da matéria em comento.

0 Comentarios "Projeto do vereador NECÓ cria o dia do comerciário de Rosário MA."