PRESERVAÇÃO: PREFEITO LUCIANO VISA AMPLIAR BARRAGEM DA JUSTINA DE FORMA DEFINITIVA

agosto 23, 2018 0


O Prefeito Luciano, através da Secretaria de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Econômico - SEDES, anunciou que estuda atender de forma definitiva um pedido antigo dos moradores do entorno da Barragem da Justina.

“Nesse primeiro momento estamos repetindo um trabalho provisório para a manutenção da água e dos peixes no campo com o intuito de viabilizar uma solução definitiva quando as águas baixarem, proporcionando ao pescador pinheirense a continuação do seu sustento de forma integral ao período em que é permitido a pesca, respeitando e preservando o meio-ambiente”. Declarou o Prefeito João Luciano. 

Pinheiro é banhado pelo Rio Pericumã e possui em média 20 mil pescadores que vivem diretamente dessa prática, sendo a Barragem da Justina um dos principais campos do município fazendo ligação com a cidade de Santa Helena e o Estado do Pará; durante anos os moradores eram atendidos apenas com paliativos para ajudar na crise de estiagem que ocorre no verão, que é o entupimento dos canais com barro. 

Um projeto de canalização definitivo está sendo desenvolvido pela SEDES, que consiste na construção de um muro de contenção permanente que irá manter o campo cheio durante o verão preservando a sobrevivência dos peixes assim como a atividade econômica da pesca sem quaisquer danos ao meio ambiente. 

“O governo Luciano é voltado para atender prioritariamente os mais carentes, e por isso a agricultura familiar, ou seja, os pescadores artesanais, são nossa primazia. De forma que trabalhamos no desenvolvimento do município através desse tipo de serviço, mas sempre atento ao respeito ambiental.” Afirmou o Secretário da SEDES, Ronald Coqueiro. 

A SEDES também já conseguiu junto ao Governo do Estado (AGERP), um canal com 1200 metros de extensão através do Programa Diques de Produção, que além de acumular água no campo, servirá para criação de peixes e para o cultivo de macaxeira, cocos e bananas. 
O Dique fica no povoado Pedras, próxima à Barragem da Justina e o Governo do Estado já autorizou o recurso para a conclusão da obra. 

A SEDES junto à AGERP está trabalhando na fase de seleção das famílias que irão participar do Programa.

0 Comentarios "PRESERVAÇÃO: PREFEITO LUCIANO VISA AMPLIAR BARRAGEM DA JUSTINA DE FORMA DEFINITIVA"