A multa se dá pelo tragédia causada em Brumadinho-MG.
![]() |
Ricardo Salles acompanhou o presidente Jair Bolsonaro no sobrevoo. |
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou neste sábado (26), que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), multou a mineradora Vale em R$250 Milhões, em razão do rompimento de uma barragem com rejeitos de mineração em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Em Mariana (MG), no maior desastre ambiental do país, em 2015, as multas aplicadas pelo Ibama à mineradora Samarco somaram R$345 milhões.
A barragem de Brumadinho rompeu no início da terra de sexta (25), levando uma enxurrada de lama à região. De acordo com os bombeiros, nove pessoas morreram e até 300 estão desaparecidas.
Ricardo Salles viajou a Minas Gerais no meio dia da tragédia na companhia do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para acompanhar as primeiras providências do gabinete da crise criado por ordem do presidente Jair Bolsonaro.
Na manhã deste sábado, Salles acompanhou Bolsonaro e outros ministros no sobrevoo à região atingida pela lama da barragem.
A justiça de Minas Gerais mandou bloquear, no fim da noite desta sexta feira, 1 bilhão e contas da Vale. A decisão liminar (provisória) do juiz Renan Chaves Carreira Machado atende a um pedido do governo mineiro para 'imediato e efetivo amparo às vítimas e redução das consequências" do desastre.
O valor bloqueado deve ser transferido para uma conta judicial.