JANEIRO BRANCO: SECRETARIA DE SAÚDE DE PINHEIRO REALIZA AÇÃO EM ALUSÃO À CAMPANHA

janeiro 25, 2019 0
No dia 29 de janeiro, no Centro de Especialidades Médicas de Pinheiro – CEMP, será realizada uma palestra sobre o assunto.

A Campanha Janeiro Branco pretende estimular a criação de uma ‘cultura da saúde mental’, conscientizando as pessoas de sua importância. O objetivo é chamar atenção para o estado emocional das pessoas, como um estado de equilíbrio individual e coletivo necessário para viver bem em sociedade. O mês de janeiro foi escolhido por sua força cultural do desejo de mudança, no início do ano as pessoas tendem a querer pensar sobre suas vidas. A cor branca tem a simbologia de uma folha em branco onde há a possibilidade de escrever ou reescrever sua história.
O assunto é de extrema relevância para a cidade de Pinheiro, por se tratar de um problema que tem crescido na cidade, bem como no país, os problemas relacionados a saúde mental/saúde emocional, ligados ao crescimento da taxa de suicídios por exemplo precisam ter toda a atenção. O desequilíbrio emocional é o causador de doenças como depressão e alcoolismo, que elevam as taxas de violência doméstica, no transito e escolas e do número de pessoas viciadas em drogas. Combater esse mal é necessário. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde tem realizado diversas atividades como: ações educativas, roda de conversa, atendimentos, dentre outros.

Janeiro Branco em Pinheiro-MA.

Janeiro Branco em Pinheiro-MA.

Estivemos ontem 23/01 na Unidade Prisional de Ressocialização de Pinheiro falando sobre a “Campanha Janeiro Branco” em prol da Saúde Mental. A prefeitura de Pinheiro, através da Secretaria Municipal de Saúde , está promovendo ações que garantem a visibilidade de temas complexos, porém necessários, com a tentativa de dar visibilidade às pessoas privadas de liberdade, tecendo considerações importantes no campo da saúde mental. E assim, reduzir os níveis de violência e auxiliar na recuperação do detento, afinal, a finalidade da pena não é somente punir, mas também ressocializá-lo. É a saúde mental de Pinheiro contribuindo para a prevenção e redução dos agravos psicossociais decorrentes da situação de confinamento.

0 Comentarios "JANEIRO BRANCO: SECRETARIA DE SAÚDE DE PINHEIRO REALIZA AÇÃO EM ALUSÃO À CAMPANHA"