VOCÊ CONHECE ROSÁRIO? RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA





A politica de resultados que pratico, vem produzindo importantes leis para o nosso município, o que permitiu a melhoria da qualidade de vida de nossa gente. 

Tudo isso é fruto de um trabalho compartilhado com a Prefeita Irlahi Moraes, e vereadores que votaram nas proposições de nossa lavra. No que tange a REVITALIZAÇÃO DO COMPLEXO FERROVIÁRIO DE ROSARIO– MA, no ano de 2008, apresentei proposição (Indicação Nº 020/2008) pugnando pela doação da antiga estação ferroviária, galpões e armazém, objetivando adequação do corredor turístico e cultural da nossa cidade. Ainda na gestão do Prefeito Ivaldo Cavalcante, foi firmado convenio com o Governo Federal, tendo como finalidade restaurar prestimoso patrimônio, não prosperou por divergências técnicas. 


Já no governo do Prefeito Marconi Bimba, conseguimos aprovar o projeto de lei 014/2010, dispondo sobre o tombamento do prédio antiga estação ferroviária, galpões e armazém da RFFSA do município de Rosário-MA, pelo seu valor histórico e cultural. 
No ano de 2014 na gestão da Prefeita Irlahi, tivemos a felicidade de aprovar projeto de lei nº 044/2014, autorizando o Poder Executivo a firmar parceria com o Governo Federal, através do Instituto Do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, objetivando transformar  aludidos monumentos no corredor turístico e cultural da cidade de Rosário, inclusive denominando o portal da cidade  capital folclórica do bumba meu boi

 de orquestra em consonância  com a lei  municipal n 38/2009 de nossa autoria, finalmente no ano de 2017 o legislativo rosariense, aprovou por unanimidade o projeto de lei n 084/2017, denominando de “BENEDITO PEREIRA LEITE”,  o complexo ferroviário constituído do prédio da estação e demais imóveis da antiga RFFSA, localizado na avenida Tiradentes, centro, perímetro urbano da cidade de Rosário – MA, portanto, esta foi nossa contribuição como representante do povo rosariense.

Ademais, torna-se necessário reconhecer o empenho e sensibilidade do Ministro do Turismo, Deputado Federal Gastão Vieira, senador João Alberto, prefeita guerreira  Irlahi , valorosa superintendente do IPHAN maranhense, hoje nacional, Katia Bogéa, vereadores e todos os trabalhadores que participaram ativamente desta obra que vem materializar o sonho da nossa população. 
Em decorrência da Lei n° 11.483 de 31 de maio de 2007, na qual em seu artigo 9° determina ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — IPHAN; a recepção e administração dos bens moveis e imóveis da extinta Rede Ferroviária federal — RFFSA, de valor artístico, histórico e cultural, incumbindo, inclusive, que este órgão zele pela guarda e manutenção desse acervo; a superintendência do IPHAN no Maranhão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rosario, contratou o projeto arquitetônico executivo com a finalidade de reabilitar todo o complexo ferroviário, dando-Ihe novo uso e preservando a sua memoria. 

A Estação de Rosário, parte integrante da Estrada de Ferro São Luís - Teresina foi inaugurada em 1919. Construída para ser uma estação intermediaria, funcionou, durante cerca de 10 anos, como estação terminal, ponto inicial de linha, enquanto se realizava a construção da "Ponte Benedito Leite" sobre o "Canal dos Mosquitos", que ligaria o continente a ilha de São Luís. Esta posição justifica a construção do complexo ferroviário, composto por estação, armazéns, vila residencial de operários, grupo escolar, oficina e área para estacionamento e manobra dos trens. 

A inserção deste complexo na cidade de Rosario, assim como o médio porte de sua Estação, construída em dois pavimentos evidencia a importância histórica no traçado dos caminhos ferroviários, tendo sido a cidade recorrentemente apontada nas fontes oficiais como o melhor local para sediar a linha férrea, seja por sua localização geográfica estratégica entre o litoral e o sertão, seja por estar envolta em fortes interesses políticos, justificados por ser a cidade natal de Benedito Leite, governador do Estado do Maranhão.  A Estação de Rosario se caracteriza por conter uma arquitetura tipicamente inglesa, de caráter sóbrio e funcional, contendo linhas retas marcantes, solidez e exatidão de projeto e construção. 

A arquitetura ferroviária se destacava nas cidades como um de seus mais importantes e significativos edifícios públicos, sendo consideradas salas de visitas ou mesmo porta de entrada das cidades. Eram ostentadas e expressadas de acordo com a representatividade, principalmente econômica,  das  localidades em que era  instalada,  sendo construídas por relações de enorme simbolismo. Essa carga simbólica atribuída aos conjuntos ferroviários, sobretudo nas estações, explica, entre outros, a forte incorporação das ferrovias na memoria coletiva e social em diversas regiões do país. Esse é também o caso do complexo ferroviário de Rosario e de sua estação, que a despeito de sua simplicidade formal, assim como do quadro anterior de degradação e abandono a mesma  mantinha sua presença na cidade.
A restauração deste importante Complexo Ferroviário,  obra orçada em  R$ 7.720.213,44 certamente se constituirá no cartão postal da cidade de Rosario e da região do Munim, justamente no momento em que esta região esta recebendo grandes empreendimentos, em virtude de ser a porta de entrada,  passagem  obrigatória  para a  região  dos  lençóis  maranhenses,  importante  polo turístico mundial.
O turista ao se dirigir aos lençóis maranhenses terá a oportunidade de fazer uma parada no complexo Ferroviário que contara com exposição permanente do patrimônio cultural do município de Rosário, composta de riquezas culturais como o Bumba meu Boi de Orquestra, a belíssima cerâmica  artesanal ,  a  dança  do  Lelê  o  Tambor  de  Crioula,  o  patrimônio arqueológico da região com peças de 9.500 anos e a historia da colonização do Maranhão, através do Rio Itapecuru com o Forte de Vera Cruz. Belezas que com certeza encantarão os turistas que ainda terão praça de alimentação, lojas de artesanato, terminal turístico de informações, caixas eletrônicos e em breve a revitalização do forte vera cruz e sua transformação em museu, projeto de nossa autoria. 
____________________________________________________
VER. JOSÉ MARIA PEDROSA L. FILHO – (NECÓ) 
E-mail: pedrosaneco@gmail.com / Fone: 91175523

ENDEREÇO: PRAÇA GOVERNADOR IVAR FIGUEIREDO SALDANHA, S/N, CENTRO
 ROSÁRIO – MA - CEP: 65.150-000