Novos representantes do Conselho Municipal de Cultura são eleitos em Pinheiro

Foram eleitos na última terça-feira, dia 20 de julho, os novos representantes da sociedade civil e a classe artística no Conselho Municipal de Cultura, gestão 2021-2023. O Conselho é formado por titulares e suplentes que são integrantes, técnicos e fazedores de cultura de diversas áreas como: Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Memória, Literatura, Meio Ambiente, Ação Social, Educação, Cultura e Turismo, Artes Musicais, Visuais, Audiovisuais, Cênicas entre outras. 

“Os novos membros têm, entre os desafios, ampliar o debate sobre o papel do Conselho, além de aprimorar as políticas públicas já em desenvolvimento nesta gestão”, disse o assessor técnico da Secretaria de Cultura de Pinheiro, Chris França.

O Conselho Municipal da Cultura foi criado por meio de lei municipal para intermediar as relações entre a administração pública e a sociedade civil, e acompanhar a aplicação das políticas culturais. O principal objetivo é acompanhar o andamento das políticas públicas e atividades culturais realizadas no município auxiliando também no direcionamento das decisões de maneira mais adequada e assertiva.

O conselho é formado por 11 membros titulares, 5 representantes da sociedade civil como titulares e 5 suplentes, 6 representantes do poder público, 6 titulares e 6 suplentes. O mandato, não remunerado, é de dois anos, sendo possível somente mais uma nomeação.

“Temos que promover uma participação efetiva do conselho municipal no acompanhamento e fiscalização junto a implantação das políticas públicas do município com a implantação do Plano Municipal de Cultura, o plano municipal de ações culturais. Quero agradecer a participação de todos nas tomadas de decisão referente a aplicação da Lei Aldir Blanc em Pinheiro”, disse, Paulinho Enfermeiro.

Confira os nomes dos novos conselheiros municipais da cultura:

Representantes da sociedade civil: Artes cênicas e Dança:  

Darjane Fernandes - titular e

Joel Borges – suplente;

 Música: 

José Laércio Alves  -Titular e     Lucas Montelo baldez – suplente; Artes Visuais:

 Joanisson Costa Boas – Titular e Josemar do Nascimento Furtado – suplente; 

Culturas populares:

Jucine Azevedo de Castro – titular 1 e Maria Raimunda Frazão Weba - suplente 1, Maria Rosa Ferraz Ferreira - titular 2, Elenildo de Jesus Rodrigues Ribeiro - suplente 2; 

Audiovisual:

 José Vicente Rodrigues dos Santos    - Titular: Cleyton Eduardo Rodrigues Coqueiro – Suplente.     


Representantes do Poder público: Educação:  Lucenilda de Jesus Pereira Costa – titular e Ana Gilmara Reis Sousa – suplente; 

Direitos humanos e família: Ryermeson Pereira Martins – titular e Assunção de Maria Costa Pinheiro -     suplente; 

Administração e finança: 

Mirlly Costa -     titular e Denise Mendes Araújo – suplente; 

Indústria e comércio:

 Mônica Cristina Ferreira Lobato – titular e Jackson Wellington Matos – suplente; 

Juventude: 

Vanessa França Ferreira – titular e José Erivan Cordeiro Ribeiro – suplente; 

Cultura: Chris França Pereira – titular e  Maria do Carmo Cardoso Silva – Suplente.