Willian da TV solicita que município de Pinheiro disponibilize contraceptivo "DIU" no sistema de saúde

Por meio da indicação Nº 357/2021 do dia 31 de agosto de 2021, o vereador Willian Vieira da TV solicitou ao município de Pinheiro a instituição de uma política social de proteção às mulheres na rede pública de saúde. O método contraceptivo "DIU", ou "Dispositivo Intrauterino" é um dos mais eficazes na prevenção de uma gravidez indesejada, segundo a ciência. 

A disponibilidade do dispositivo no Sistema Único de Saúde já é uma orientação do Ministério da Saúde a estados e municípios. 

O artigo 37-A diz que "os Dispositivos Intrauterinos Tcu 380 (DIU de cobre) poderão ser disponibilizados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios às maternidades integrantes do SUS, para anticoncepção pós-parto (APP) ou pós-abortamento (APA) imediatas."

A contracepção intrauterina por meio do DIU – Dispositivo Intrauterino-, vem se tornando o método mais comum de contracepção reversível de longa duração devido à sua elevada eficácia e segurança, facilidade de utilização e baixo custo.

O DIU fornece uma opção não-cirúrgica para a prevenção da gravidez e é tão eficaz quanto a esterilização cirúrgica. Os anticoncepcionais intrauterinos modernos são feitos de plástico e libertam cobre ou um tipo de progesterona para aumentar a ação contraceptiva do dispositivo.

Os dispositivos intrauterinos também são apropriados para as mulheres que não desejam ou não podem usar o estrogênio e, além disso, podem ser usados por quem que nunca tive filhos.

Segundo o vereador, a medida ajudará a controlar o índice de gravidez precoce no município. 

"Nossa pauta é alcançar essa medida protetiva às mulheres. Esse método é de longa duração, evitando possíveis falhas que possam ter ocorrido com outros contraceptivos. A falta de cuidados preventivos é um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de gravidezes indesejadas. Com essa medida, podemos oferecer uma qualidade de vida melhor às mulheres", disse Willian. 


Com colaboração do Hospital Nove de Julho*