Conselho Municipal de Políticas Culturais de Pinheiro e UFMA fecham parceria para digitalização do acervo cultural do Jornal Cidade de Pinheiro

outubro 21, 2021 0

A parceria faz parte dos planos para a comemoração dos 100 anos de imprensa em Pinheiro. Em reunião nesta quarta-feira (20), o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Pinheiro – CMPCP, Chris França Pereira, o Professor Doutor, Alexandre Vitor de Lima, diretor do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia - CCHNST/ Universidade Federal do Maranhão – UFMA/ campus Pinheiro e a Mestra, Rosiane de Oliveira Silva, Relações Públicas da referida Instituição, firmaram parceria para digitalização dos exemplares do Jornal Cidade de Pinheiro, de posse do acervo público municipal.

A imprensa de Pinheiro completa 100 anos no dia 25 de dezembro de 2021, a parceria se torna necessária para salvaguardar esse valioso patrimônio cultural pinheirense, para que não seja perdido. A digitalização, além de proteção do material físico, facilitará o acesso, para pesquisa dos estudantes pinheirenses e dos demais pesquisadores do mundo inteiro, uma vez que estará disponível em plataformas virtuais. 

“ Este é um momento importante para a cultura pinheirense, fomentado pelo CMPCP, que visa, através da parceria com um importante Instituto de Ensino Superior, como a Universidade Federal do Maranhão/campus Pinheiro, proteger e cuidar de um acervo tão valioso e importante para a nossa história, que é o Jornal Cidade de Pinheiro, que foi um dos mais importantes meios de comunicação do Estado do Maranhão e o primeiro da Baixada Ocidental Maranhense”, falou Chris França, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Pinheiro – CMPCP.



0 Comentarios "Conselho Municipal de Políticas Culturais de Pinheiro e UFMA fecham parceria para digitalização do acervo cultural do Jornal Cidade de Pinheiro "