Lucyana Genésio, irmã do prefeito de Pinheiro, relembra suas ações em 2020 destinadas ao município

janeiro 05, 2021 0

 Foram muitas as conquistas ao longo do ano de 2020, Lucyana Genésio em apoio ao irmão, prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, direcionou benefícios importantes para o município. As ações realizadas através da Secretaria de Meio Ambiente Estadual e Recursos Naturais (SEMA) têm dado resultado. 

“A Lucyana tem sido uma grande parceira, como secretária adjunta de desenvolvimento sustentável contribuiu para grandes conquistas na área ambiental. Temos riquezas naturais em abundância que precisam ser preservadas, com o apoio do Governo do Estado estamos caminhando para cuidar de forma mais ativa dos nossos recursos naturais”, disse Luciano.





Pinheiro foi sede de oficinas de Educação Ambiental e Seminários a exemplo do CONSEMA, realizadas pela SEMA, o que facilitou a Formação do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pinheiro, isso foi importante para que a cidade tenha um órgão específico que cuidará do patrimônio natural que Pinheiro possui. A SEMA também contribuiu com a prefeitura realizando a doação de computadores e impressoras para Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a doação de 250 mudas de plantas para o plantio em comemoração ao dia da Árvore e a realização das primeiras Audiências Públicas sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão (PERH), visando aprofundar a política das águas do território do estado.




Pinheiro foi contemplado pela SEMA com o Programa Biodiversidade, Conservação e Comunidades-BIOCCOM que será executado em 2021, e visa fortalecer a gestão ambiental das unidades de conservação e terras indígenas do estado do Maranhão. Em parceria com o governo do Estado, através da SEMA, foi assinado Convênio do Programa Maranhão Verde Expansão, com implantação para o começo de 2021, com o objetivo incentivar e promover a recuperação dos ecossistemas, a cidadania, a melhoria das condições de vida e a elevação de renda da população em situação de extrema pobreza que exerça atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais, o projeto contemplará cerca de 100 famílias.





Outra importante conquista da Prefeitura de Pinheiro em parceria com a SEMA foi a assinatura do termo de Capacidade Técnico-Institucional garantindo ao municipaio de Pinheiro competência para implementação da política pública ambiental e a habilitação das Comunidades Quilombolas Pinheirenses, Pacuã e Rio dos Peixes no Conselho Interinstitucional de Educação Ambiental e a cessão de uso do aerobarco que ajudará na fiscalização do rio Pericumã.

“Agradeço todo apoio do Secretário da SEMA, Diego Rolim, vamos continuar trabalhando e buscando melhorias para Pinheiro na área ambiental, fortalecendo o compromisso entre Estado e Município, pois reconhecemos o trabalho desenvolvido pelo prefeito Luciano Genésio no município de Pinheiro,” disse Lucyana Genésio, secretária adjunta de desenvolvimento sustentável.





0 Comentarios "Lucyana Genésio, irmã do prefeito de Pinheiro, relembra suas ações em 2020 destinadas ao município "